DECIDI COMEÇAR HOJE.



Quantas vezes pensamos em começar alguma coisa, e por algum motivo deixamos pra depois?
Acredito que como eu, você todos os dias, pensa em iniciar algum projeto.
Contudo, os dias são tão cheios de trabalho, tarefas domésticas, cuidados com a casa, filhos, estudos e etc. que fica sempre algo sem ser começado.
Bom, hoje visitei um blog muito interessante http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/gaiatos/ que pode ser acessado aqui pela nossa página, nele fala tanta coisa, e uma delas é ter uma horta em casa. Já fiz algumas tentativas que, no entanto nunca vingou, ficava muito insatisfeita por também não conseguir ou até mesmo não saber como fazer o reaproveitamento do lixo orgânico da minha casa, mas, hoje as minhas idéias foram aclaradas e com um pouco de otimismo e dedicação conseguirei unir o útil ao agradável, a final se passei a tentar ser melhor por dentro, nada mais justos que eu tente mudar por fora também, pois tenho que assumir minha responsabilidade em preservar o mundo que me acolhe tão bem.
Se formos julgar tudo que recebemos como presente da nossa mãe natureza, conseguiremos sentir um pouco de entusiasmo para mudar hábitos tão atrasados.

1. ECONOMIZAR ÁGUA:

a) Banhos mais rápidos - Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
b) Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água
c) Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.
d) Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
e) Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.
f) Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
g) Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
h) Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
i) Na limpeza de quintal e calçada: USE VASSOURA - Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Fonte: http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm

2. ECONOMIZAR ENERGIA:
a) Com a iluminação:• Utilizar cores claras na pintura de paredes internas e do teto;
• Aproveitar ao máximo a iluminação natural;
• Estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa; por desinformação das pessoas na hora de construir, acabamos por perder grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos;
• Utilizar lâmpadas fluorescentes.
b) Com o chuveiro:• No verão, deixe a chave na posição "verão";
• Estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar. Atualmente esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção.
c) Com a geladeira:• Fazer o degelo periodicamente;
• Evite colocar alimentos ainda quentes. Se não for possível esfriar por completa, coloque-os na parte inferior da geladeira;
• A geladeira não deve ficar próxima de lugares quentes, como fogão ou a janela que bate sol;
• Não deixar a porta aberta por muito tempo;
• Verificar a vedação da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se ao fechar a porta, a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação não estão mais em bom estado.
d) Com os equipamentos elétricos:• Não deixe transformadores (ex: 110/220) ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.
• Utilize o ferro de passar roupa uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa;
• Utilize a máquina de lavar roupa de única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de peças;
• Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente a televisão e o DVD.

Fonte: http://www.ufscar.br/~perene/dicas.htm

3. RECICLAGEM:
Exemplos de Produtos Recicláveis:
a) Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro, pára-brisas;
b) Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel;
c) Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio, panelas sem cabo, ferragens, arames, cobre;
d) Plástico: potes de plástico, garrafas PET (Refrigerantes, Suco,
Óleo, Vinagre, etc.), sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado, canos e tubos de PVC;

Fontes: http://www.suapesquisa.com/reciclagem/

4. LIXO ORGÂNICO:

a) Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo;
b) Retos de comida em geral, cascas de frutas, casca de ovos, sacos de chá e café, folhas, caules, flores, aparas de madeira, cinzas.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/lixo_organico.htm

“Mudar realmente não é fácil, mas, há alguns dias voltei a visitar a Cachoeira de Pancada Grande há 48 km ao sul de Valença-Ba, e fiquei muito triste em poder constatar tudo o que estamos vendo o tempo todo nos noticiários. Há mais ou menos 4 anos tive a oportunidade de conhecê-la e agora ao voltar vi o quanto diminuiu o seu nível de água, fique ARRASADA. Sei que tudo isso é causado por cada um de nós, que nos esquivamos de nossas responsabilidades todo o tempo. Porem neste momento peço encarecidamente meus irmãos que busque mudar seus atos em relação a nossa preservação, para o nosso próprio bem.”

Outros sites para mais informações:
http://www.cnpmf.embrapa.br/publicacoes/circulares/circular_76.pdf

http://comunidade.bemsimples.com/bem-verde/w/bem-verde/Como-reciclar-lixo-organico.aspx

http://www.planetaplastico.com.br/literatura/literatura/coletaselet.htm

http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/03/23/reaproveite-o-lixo-organico-como-adubo-com-a-compostagem-domestica.jhtm

Autora: Ciléia Ferreira
Fique na PAZ DE DEUS 

Comentários

  1. Muito legal sua preocupação com o meio ambiente, pois o nosso futuro depende do bom uso e da boa preservação da natureza.

    ResponderExcluir
  2. Caramba Ci... na minha casa nova, tem uma parte no quintal que rola fazer uma Horta, eu estava pensando seriamente em começar uma, também pensei em criar Carpas lá dentro... é um espaço isolado, ou eu jogo terra, ou água... vc clariou minhas ideias, no final de semana, essa horta entra em ação! rs
    Beeeijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESPERANDO O AMOR

Quando ajudamos, tudo flui ao nosso favor.

O que será mais difícil começar, ou recomeçar?